Taboão da Serra tem um caso em investigação de possível intoxicação por metanol
Taboão da Serra tem um caso em investigação de contaminação com metanol. O paciente é uma mulher. Não há mais informações sobre o estado de saúde dela. A vítima teria começado a sentir os sintomas na quinta-feira,2. Itapecerica da Serra também tem um caso de contaminação por metanol sendo investigado. Por conta da crise autoridades de saúde estão recomendando que as pessoas não consumam bebidas alcoólicas.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde já foram registradas 102 notificações por consumo de bebida contaminada com metanol em todo o estado. De acordo com a pasta quatro hospitais privados notificaram casos suspeitos ou confirmados de intoxicação por metanol nos últimos dias.
Embora 95% dos hospitais não tenham registrado ocorrências, 96% afirmaram estar preparados, com protocolos específicos para identificar e atender pacientes intoxicados.
Além de Taboão da Serra, que aparece com um caso em investigação, segundo boletim da Secretaria Estadual da Saúde divulgado nesta sexta-feira (3). Também há registros em outras cidades, como São Bernardo do Campo (21 investigações e 1 caso confirmado), Santo André (4 em investigação), Osasco (4 em investigação) e Itapecerica da Serra (1 confirmado).
Situação no Estado
O balanço estadual aponta 102 notificações de intoxicação por metanol:
91 casos em investigação
11 confirmados
A capital concentra a maior parte: 48 em investigação e 8 confirmados. No interior e litoral, há ocorrências isoladas em cidades como Araçatuba, Jundiaí, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos, todas com 1 caso em investigação.
Investigações
A Polícia Civil investiga se o metanol usado por consumidores pode ter sido aplicado de forma irregular na limpeza de garrafas.
Nos hospitais, o tratamento envolve etanol, utilizado para impedir a formação de ácido fórmico, reduzindo o risco de complicações graves como insuficiência renal. O Hospital Albert Einstein, que não participou da pesquisa, criou um comitê de crise para monitorar possíveis aumentos no número de casos.
Sandra Pereira
